quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Entrevista com Mark Salisbury

Mark Salisbury é o autor da biografia 'Burton on Burton' e agora de 'Dark Shadows: The Visual Companion'. Em entrevista, ele conta sobre como foi trabalhar com 'Sombras da Noite'.

Você teve uma longa associação com Tim Burton. Como você começou a ter contato com ele?

Uma tarde de domingo, em 1985, eu fui ver emTouchstone Pictures um filme de dinossauro: Baby: The Secret of the Lost Legen em meu cinema local e fiquei surpreso ao descobrir o curta de Frankenweenie. Eu não sabia quem era Tim Burton - isso foi antes de Grandes Aventuras de Pee-Wee ter sido lançado - mas eu estava completamente encantado, e sabia que eu estava assistindo a algo muito especial. Lembro-me de rabiscar o nome de Burton em um pedaço de papel no escuro quando o curta acabou, certo de que era uma para lembrar.

Levou muito tempo até encontrá-lo?

Eu finalmente encontrei com ele alguns anos mais tarde, no Warners’ Christmas party - ele estava filmando Batman na época - embora eu tenha combinado um jantar na semana seguinte com ele e  o autor Clive Barker para um artigo que eu estava escrevendo para a revista de horror 'O Medo': A conversa foi mais tarde reimpressa no livro 'Sombras do Éden'. Eu entrevistei Burton novamente por  Edward Mãos de Tesoura e Batman Returns, e em 1994 me aproximei dele para escrever Burton on Burton, que foi publicado no ano seguinte.

Do seu ponto de vista, onde você diria que 'Sombras da Noite' se encaixa na filmografia de Burton?

Eu acho que todos os temas preocupações habituais de Burton estão presentes em Sombras da Noite. Talvez a única diferença é que o filme marca a primeira vez em que Johnny Depp pediu a Burton para dirigi-lo em um filme. Normalmente tem sido Burton fazendo a pergunta.

O que acha que atraiu Burton para 'Sombras da Noite'?

Ele cresceu com isso. Assim como Depp, ele corria da escola para casa, apenas para assistir. É para uma criança amar um programa de Tv com amor entre monstros como vampiros e lobisomens e fantasmas? Além disso, era exisbido á tarde.

Você estava no set de 'Sombras da Noite'. Como você compara a atmosfera aos sets anteriores de Burton?

Os sets de Burton são geralmente divertidos e tranqüilos. Este pareceu ser ainda mais. O roteiro era engraçado, uma vez que os atores tiveram ele, usando aqueles trajes, nesses ambientes era uma loucura para assistir. Houve muitas risadas no set e durante os dias.

O que o 'The Visual Companion' tem que irá surpreender os fãs?

Porque a publicação do livro veio após o lançamento do filme e, fomos capazes de mostrar certas imagens - entre eles a transformação de Carolyn - que poderia não ter sido capaz se o livro tivesse precedido do filme. Para mim, a força do livro, no entanto, é a enorme quantidade de bastidores e fotos que revelam a arte envolvida na criação de sets incríveis do filme. Eu, particularmente, amo a seção que detalha a criação de Collinsport - projetado pelo gênio que é Rick Heinrichs - embora a minha foto favorita está nas páginas 124-125, o que mostra Alice Cooper se apresentando no evento.

E o que você achou do filme acabado?

Eu sempre achei muito difícil de comentar qualquer novo filme de Burton porque, normalmente, eu li o roteiro, passei muitos e muitos dias no set, e me sinto muito próximo do produto acabado para formar uma opinião objetiva. Normalmente leva alguns anos para eu deixar de agir assim como"eu-estava-lá-quando-foi-feito-aquilo" ou "Isso-não-estava-no-script" penso quando vejo um de seus filmes. Dito isto, eu vi Sombras da Noite um par de vezes e gostei muito.


Dark Shadows News

Nenhum comentário:

Postar um comentário