Tim Burton


Timothy William Burton nasceu em Burbank, em 25 de agosto de 1958. É um cineasta americano. Trabalha constantemente com temáticas sombrias, acompanhado (na maioria da vezes) do ator Johnny Depp, sua ex-esposa Helena Bonham Carter, com quem tem dois filhos e Danny Elfman, como compositor. Amante de grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos os notórios atores de filmes de terror Vincent Price e Christopher Lee.

Biografia

Burton é o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreve sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.

Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho O Cão e a Raposa, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. Mesmo assim, foi no período que trabalhou na Disney que Tim Burton criou e dirigiu sua primeira curta-metragem Vincent, com o personagem principal baseado no ator Vincent Price. Mais tarde, o diretor trabalhou no seu segundo curta-metragem Frankenweenie, que conta a história de um menino que ressucita seu cachorro. Mesmo com enredos pouco infantis, Tim Burton teve espaço para criar o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos.

O seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia Burton conciliou três anos depois em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma super-produção: Batman, em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman - O Retorno também com a direção de Tim Burton. Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projeto, Tim Burton chamou o ator Johnny Depp, que seria seu maior colaborador durante a carreira de cineasta. Depois seria novamente chamado, dessa vez para estrelar a cinebiografia de Ed Wood, considerado o pior diretor de todos os tempos.

Após esse período, o diretor passou a investir em filmes que pouco renderam, como Marte Ataca! e Planeta dos Macacos. A carreira de Tim progrediu em 1999 após lançar o filme A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça , sobre uma cidadezinha que sofre uma série de assassinatos. Sua carreira continuou em alta depois de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas. Mais tarde, Burton voltaria a animação stop-motion com A Noiva Cadáver. Nessa época, o diretor regravou um clássico dos anos 70, A Fantástica Fábrica de Chocolate , novamente com a participação do ator Johnny Depp.

Livros

Em 1997, escreveu "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias", que ganhou edição brasileira apenas em julho de 2007.

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra é outra obra. O poema dedicado a contar seu triste fim ( depois do seu triste início, já rejeitado pela mãe por cheirar "a oceano e alga marinha").

Outro livro de Burton, conta a história do menino Brie, um menino-queijo, que encontra a amizade de um vinho.

Prêmios e indicações

Oscar 

2013 - Indicado na categoria de Melhor Animação, por Frankenweenie.
• 2011 - Venceu nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte, por Alice no País das Maravilhas.
• 2011 - Indicado nas categorias de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte, por Alice no País das Maravilhas.
• 2004 - Recebeu uma indicação na categoria de Melhor Trilha Sonora (Danny Elfman), por Big Fish.
• 2008 - Venceu na categoria de melhor direção de arte, por Sweeney Todd.
• 2008 - Indicado na categoria de melhor ator (Johnny Depp) e melhor figurino, por Sweeney Todd.
• 2006 - Indicado Melhor Filme de Animação, por A Noiva-Cadáver.
• 1991 - Recebeu uma indicação, categoria de melhor maquiagem, por Edward Mãos-de-Tesoura.
• 2000 - Venceu na categoria de melhor direção de arte, por A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça.
• 2000 - Indicado nas categorias de além de melhor fotografia e melhor figurino, por A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. 

Globo de Ouro

• 2008 - Venceu na categoria Melhor Filme de Suspense/Musical, por Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
• 2008 - Indicado Melhor Diretor, por Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.
• 2004 - Recebeu quatro indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (Man of the Hour, de Eddie Vedder), por Big Fish.
• 1991 - Recebeu uma indicação, na categoria de melhor ator - comédia/musical (Johnny Depp), por Edward Mãos-de-Tesoura.

Golden Satellite Awards

• 1996 - Indicado Melhor Filme de Animação, por Marte Ataca!.
• 1996 - Indicado Melhor Filme de Animação, por James e o Pêssego Gigante.
BAFTA
• 2004 - Indicado Melhor Diretor, por Big Fish.
• 2004 - Indicado Melhor Filme, por Big Fish.
Prêmio Saturno
• 1999 - Venceu na categoria Melhor Diretor em Filme de Horror e Fantasia, por A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.


Site Oficial: www.timburton.com